quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A crise dos 6 anos!

Queridos amigos com filhos de 5, 6, 7 anos... Não sei como vcs se sentem, mas nós aqui em casa andamos bastante preocupados com certos comportamentos da Lia. Até que tive a idéia de dar uma espiada na psicologia infantil, e vejam o que achei! A Lia está agindo exatamente como dizem os livros! Sinto-me bem aliviada por ver que não é um "problema" , mas apenas mais uma fase passageira. De todo jeito: haja paciência!!!!! Características psicológicas da criança de 6 anos 1. Desenvolvimento psicológico 1.1. É o centro do seu próprio universo. Egocêntrica. 1.2. Sabe tudo e quer tudo; e quer fazer tudo à sua maneira. 1.3. É dominadora, obstinada e agressiva. 1.4. Emocionalmente é excitável e desafiadora. 1.5. Eticamente é pouco apta, devido à sua fase evolutiva, que lhe imprime a tentação de enganar, o que é mais notório no campo dos jogos. 1.6. Aceita a culpa com mais facilidade em coisas grandes do que pequenas. 1.7. Anseia o elogio e a aprovação 1.8. Reage lenta ou negativamente quanto a uma ordem, mas passado um bocado talvez a ponha em prática espontaneamente, como se se tratasse de ideia sua. 1.9. Possui dificuldade para decidir, vacila entre duas possibilidades. 1.10. Gosta de possuir grande número de coisas mas não as cuida. 1.11. Possui um débil sentido da propriedade alheia, de modo que pega no que vê e deseja, independentemente de quem seja o proprietário. 1.12. Tem certa irresponsabilidade. 1.13. Está em plena adaptação a dois mundos: o de sua casa que lhe exige novas responsabilidades e o do colégio com todas as suas estruturas,.regras, etc. 1.15. Começa a ver-se e a conhecer-se a si própria; assim firma as bases para a sua autovalorização que culminará e amadurecerá nos 7 e 8 anos. 1.16. Capta mais coisas do que o que na realidade pode manejar. 1.17. Toca, mexe e explora todos os materiais. 1.18. As suas manifestações tensionais ou descargas chegam por vezes a um ponto limite, chegando por vezes a criança a perder o controle. 1.19. Além destas manifestações limites, dão-se também descargas de energia por outras vias: agitação, roer as unhas, etc.. 1.20. Deseja e precisa de ser a primeira, a mais querida. 1.21. Agrada-lhe contar histórias exageradas. 1.22. Dá verdadeiro interesse ao valor do dinheiro, como ganho e recompensa. 1.23. Tem medo dos ruídos, essencialmente aos elementos da natureza (chuva, trovão) assim como aos seres humanos e fantasmas. 1.24. Adora o elogio e não tolera a crítica. 1.25. Tem noção do bom e do mau, mas rudimentar, pois a relaciona ainda muito com atividades aprovadas ou desaprovadas pelos pais. 1.26. É extremamente dominante em relação às coisas que lhe pertencem. 2. Âmbito escolar 2.1. Gosta do professor e quer agradar-lhe. Quer o seu elogio, a sua atenção e ajuda. 2.2. Instintivamente, identifica-se com tudo o que sucede e está à sua volta, pelo que está capacitada para interiorizar novos conhecimentos e novas experiências pessoais e culturais. 2.3. Só é possível tornar vivos estes capítulos associando-os com experiências vitais. 2.4. Os seus desenhos espontâneos são mais realistas. Capta o simples e o primitivo da natureza (casa, árvore, etc.). 2.5. Começa nela o processo de se cultivar. Já não se limita a reproduzir a cultura, mas faz uma nova apreciação de si mesma e reorganiza-se em relação a esta cultura. 2.6. Deseja seriamente estudar, apesar dos seus altos e baixos. Precisamos ser muito tolerantes, carinhosos e criativos para superar esta fase de tantas mudanças de humor e de tantos insultos. Mas, se não o fizermos agora, o que faremos daqui a 6, 7 anos, na adolescência? Vamos surtar! Então, sejamos fortes e superemos mais esta!

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