sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nossa!!!! Desde antes de ter filhos, eu já era fã da Super Nanny. Mas, após tê-los, sou ainda mais!! As regras, a disciplina, a forma de organizar a rotina, as dicas preciosas de sono e alimentação... Para mim, é como ver os livros da Tânia Zagury (outra grande referência para a educação das nossas filhas) postas em prática! Ambas falam de coisas que convergem com nossa forma de pensar a educação. E é incrível quando experimentamos as maravilhas propostas por elas! Ficamos simplesmente extasiados! O acontecimento da semana em nossa família foi o seguinte: Não é de hoje que a Noa acorda várias vezes à noite. A cada fase supomos que o motivo é diferente: refluxo, pesadelo, xixi... enfim! Após 1 ano de idade, raros foram os seus períodos de dormir noites inteiras. Até que, exaustos e à beira de um ataque de nervos, Yori (o super daddy) sugeriu que tentássemos a técnica da Super Nanny para colocar as meninas para dormir: deitá-las na cama, dar boa noite e sair do quarto, deixando-as adormecer sozinhas (até então, cada dia um de nós se sentava na cama de baixo da de Noa e ficava lá até que elas dormissem. Geralmente em silêncio, às vezes cantando algumas cantigas de ninar). Nesta técnica, ela diz que devemos dizer "boa noite, é hora de dormir", quando a criança sai do quarto, mas apenas nas 3 primeiras vezes. Após isso, apenas deve-se colocar a criança na cama, sem falar nada, e sair do quarto. No programa da TV, é bem comum as crianças saírem 70, 80 vezes na primeira noite, até que se cansem e durmam. Noa saiu apenas 3 vezes na primeira noite, mas depois ficou bastante tempo chorando na cama, chamando mamãe, papai... Aí Lia começou a cantar cantigas de ninar pra ela e de repente... silêncio absoluto! Dormiram! A primeira noite foi melhor do que eu imaginava, apesar de eu querer entrar no quarto quando ela chorou me chamando, o que Yori imaediatamente impediu, é claro! Na segunda noite, Noa saiu apenas uma vez do quarto pedindo pra fazer xixi. Fez e voltou pra cama e dormiu, sem sair, sem chorar, sem música de Lia. Lia dormiu também com facilidade. Na terceira noite, ambas dormiram rapidamente sozinhas, sem qualquer problema. Ah! E Noa dormiu todas estas noites inteiras, até de manhã, para nossa alegriaaaa... Parece que esta técnica ajuda mesmo essa coisa da criança acordar no meio da noite e ser capaz de voltar a dormir, sem qualquer ajuda, já que é assim que ela dorme agora! É claro que sempre vem na cabeça a pergunta inevitável: Putz! Por que não fizemos isso antes? Mas, antes tarde do que nunca! De todo jeito, fica a recomendação desta técnica para os pais de plantão que sofrem com noites mal dormidas! É tudo uma questão de decidir! Uma beleza para a melhoria da nossa qualidade de vida! Até a próxima e um ótimo final de semana pra todos!

Um comentário:

  1. Sabe, Clarice, há quase quarenta anos, eu jovem mãe, resolvi implementar este método com minha filha mais velha, Leticia. Coisa que nunca fora ouvida antes na minha família ou fora dela. Um escândalo! Como deixar a menina sozinha para dormir... Mas, eu segui em frente, com noites boas e outras nem tanto em que eu chorava do lado de fora da porta e a menina chorava no berço. Depois de algumas semanas as coisas se ajeitaram. Trinta e poucos anos depois, eu descubro que meu "método revolucionário" ganhou nome e aval de pediatras e psicólogos: "nana nenê". A nenê que aprendeu a dormir sozinha fez a mesma coisa com os dois filhos... A vida é cíclica mesmo. E os ciclos são o bom da vida. O que importa é que a gente faça tudo com amor. Beijo afetuoso.

    ResponderExcluir