domingo, 29 de novembro de 2009

As histórias das minhas barrigas - sobre gravidez, sorte e otimismo.


Bom dia!
Vou contar pra vocês um pouco da minha experiência como gestante.
Hoje tenho 2 filhas, uma de 3 anos e outra de 5 meses e ser mãe sempre foi um grande sonho, apesar de não ter sido fácil.
Minha primeira gestação não foi planejada, mas foi muito bem vinda. Tive todos os sintomas clássicos, enjoei muito, mas na primeira ultrassom o médico marcou a curetagem, pois com 8 semanas ainda não havia batimento cardíaco, o feto não se desenvolveu. Me senti triste e "com defeito". Não entendia como isso podia ter acontecido comigo, jovem, saudável e com um marido tb jovem e saudável.
Depois fui saber que 20% das gestações são interrompidas até a semana 12. não é pouco... e o fato de ter ocorrido 1 vez, não implica em riscos para a próxima gravidez.
Saber disso ameniza um pouco a dor, mas não elimina o medo de tentar de novo.
1 ano depois tomamos coragem e na primeira tentativa eu fiquei grávida. e, de novo, um susto na primeira ultrassom: havia uma área de descolamento, com risco de aborto e tive que fazer repouso total até os 4 meses.
Graças a deus, após esse período, tudo se normalizou e eu me senti muito bem e tive uma ótima gestação. Fiz yoga até o dia do parto e minha filha Lia nasceu linda e saudável com 39 semanas de gestação.
Mesmo assim, quis que o meu GO investigasse se não havia nada de errado comigo, pois as 2 experiências haviam sido um pouco complicadas.
Ele me garantiu que não havia nada de errado comigo e que tudo era resultado da "roleta russa da vida". vai entender!
2 anos depois, resolvemos tentar novamente, pois planejávamos ter 4 ou 5 filhos e não podíamos perder tempo.
Dessa vez levei 3 meses pra engravidar e tive sangramentos com 8 e 12 semanas, com risco de aborto. Fiz repouso até os 6 meses e tomei utrogestan até os 4.
Com 6 meses a situação normalizou e voltei as atividades normais, sem esforço físico.
Tudo ia super bem, quando com 33 semanas, após assistir "a grande família" e me deitar, senti um líquido quente escorrendo pelas minhas pernas.
Me desesperei, pois sabia que a bolsa tinha estourado e que minha filha nasceria prematura e teria que ser internada. Era muito cedo! Mas eu não tinha o que fazer.
Liguei para o meu GO, que mora em outra cidade a 3 horas daqui e ele me mandou pro hospital, pra ouvir o bb. Ela estava bem, mas levamos muito tempo esperando a ambulância do plano pra me transferir pra cidade do meu go pra fazer o parto e, 24h após o rompimento da bolsa, fiz uma cesárea e minha pequena Noa nasceu com sepse e foi direto pra uti, onde ficou 18 dias e teve algumas intercorrênciads, como pneumonia, por exemplo.
Não sei de onde tirei forças, mas não desanimei em nenhum momento, apesar de ter algumas crises de choro e tristeza, eu sempre acreditei na recuperação da minha filha.Eu também não queria passar muita tensão pra Lia, que é uma criança muito sensível e aos poucos foi percebendo o que estava acontecendo.
Pois Noa saiu zerada do hospital, sem nenhuma sequela, se alimentou apenas de leite materno até hoje, nunca teve nem nariz entupido e é linda e tranquila! Agora mesmo, está mamando em meus braços, enquanto escrevo.
E eu digo pra vcs que ainda quero mais filhos e acho que eles são a maior razão que temos pra viver!
Minha família acha que eu sou louca, que há algo errado comigo, mas eu ainda acredito que tudo dará certo!
VALE MUITO A PENA SER MÃE!!!

6 comentários:

  1. Oi Clarice, to adorando teu blog! Nossa suas filhas são muito lindas, adorei conhecê-las.
    Um beijo
    Teresa (teracris)

    ResponderExcluir
  2. Clarice,
    Adorei ler o seu blog! Você continua escrevendo lindamente bem!!!
    Se sua família acha que você é louca, eu , às vezes, também acho... mas, mais do que isso, acho que você é uma pessoa admirável, que vive a vida com muita sabedoria e uma dia eu quero ser grande como vc!
    beijos da sua amiga,
    Rachel Arenari.

    ResponderExcluir
  3. Linda sua história, lindas meninas...
    Tbm amo ser mãe, tenho três filhos, o Marcelo de 11 anos, a Angélica de 07 anos e o pequeno Ryan de 10 meses.
    Sou a silmara@ do fórum dos bebês prematuros do e-family.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, vale muito a pena ser mãe! E dou meus parabéns à família Terra Eden, pela coragem de querer vários filhos, pela ótima criação das princezinhas e ao amor imenso que tem no coração de vcs! Amo essa família linda! Beijos enormes!!! Aline, Helio e Ravi

    ResponderExcluir
  5. Oi querida !
    Adorei esse seu tópico ! Sou a c@cá do fórum do e-family.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Clarisse...
    Adorei seu blog e suas histórias!!!
    Suas filhas são duas bonecas!!!
    Parabéns!!!
    Beijos,
    Vanessa (nekikinha e-family)

    ResponderExcluir