quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mas eu 'te' mordo de ciúmes...


É... demorou, mas chegou! O tal do ciúme parece mesmo inevitável! Pensando bem, não podia ser diferente. Após 3 anos como centro de todas as atenções e de nossas vidas, de repente chega um bebezinho todo fofinho, que começa a fazer gracinhas e tomar o tempo do papai, da mamãe e de todos que vêm visitar... Como diz a minha mãe, Lia sempre tem razão!
Acho que agora está mais visível, porque é quando Noa está interagindo mais, com novidades a cada dia e nós vibrando com cada uma delas...
Lia ainda é muito carinhosa com ela, faz carinho, faz palhaçadas pra ela gargalhar; mas agora ela quer que a peguemos no colo, que a levemos pra fazer xixi, enfim, coisas que ela já faz sozinha há muito tempo!
E os dramas! Tudo é motivo pra chorar e se atirar no chão! E ainda sai com umas frases que não sei de onde ela tirou, tipo: "então, eu vou embora sozinha!" ou "não falo mais com você!".
Tudo isso era esperado e ficamos surpresos quando não aflorou assim que Noa chegou, mas eu ainda fico meio sem saber o que fazer. Tenho tendência a ser dura com Lia, para que ela perceba que já cresceu e pode me ajudar, mas tem horas que bate a maior culpa! Aliás, essa danada da culpa é uma praga pra nós mães!
Tentamos sempre, eu e Yori, reservar momentos pra brincar só com Lia, pra dar um passeio com ela, contar uma história. Acho que isso é importante pra ela ficar segura do nosso amor e atenção.
Também protejo e defendo Noa de suas brincadeiras mais agressivas, pois acredito ser esta a nossa função, já que Noa não consegue se defender ainda.
Mas a minha dúvida é o que fazer em relação a essas solicitações de colo, e outras atitudes de bebê: não sei se é melhor argumentar que ela cresceu e pode me ajudar, ou ignorar, ou atender seus pedidos e esperar que essa fase passe...
Vou consultar os meus livros da Tânia Zagury, quando tiver tempo, pra ela me dar uma luz.
Se alguém tiver uma sugestão, por favor, comente aqui!
No mais, estamos todos bem!

Um comentário:

  1. Vamos começar lembrando as duas regras fundamentais:
    1. Lia tem sempre razão.
    2.Quando tiver dúvidas, leia a primeira regra.
    Minha sugestão é que pegue-a no colo , dê "dengo", mas sinalizando que é como se fosse um "teatro", um momento, "com moderação". E...mostrar as vantagens de ser maior.
    No mais continuo admirando a coragem de vocês dois e babando minhas netas.
    Beijo,
    Tânia

    ResponderExcluir