segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Noa aprendeu a sentar! E um pouco sobre a nossa pequena guerreira...






Coisas que a Noinha faz: vira e desvira (desde os 4 meses), segura objetos e coloca na boca, bate as mãozinhas na mesa, come os pezinhos, balbucia, sorri, gargalha, estranha desconhecidos, e esta semana aprendeu a jogar as coisas no chão pra gente pegar e a sentar sem apoio. É verdade que o equilíbrio ainda é precário, mas está melhorando muito rápido!
Ela tem comido direitinho as frutinhas e esta semana começou a comer melhor a sopinha.Adora batata barôa...e pêra também! Ainda é magrinha,mas muito saudável e linda!
A coisa que ela mais gosta de fazer é brincar com a irmã, que por sua vez, quando tem paciência de brincar com ela, é a coisa mais linda desse mundo!
Noa é um bebê dócil, alegre, tranquilo e fácil de lidar. Dorme a noite toda desde que chegou do hospital, só que até os 5 meses, devido a sua magreza, nós tínhamos que acordá-la pra mamar de madrugada. Agora não precisamos mais, graças a Deus!
Ela fez 6 meses no dia 5 de dezembro e a fisioterapeuta diz que ela já alcançou o desenvolvimento dos bebês nascidos a termo. Noa nasceu de 7 meses e meio, então, a sua idade corrigida hoje é de 4 meses e 3 semanas.
Ainda a amamento no peito e tenho bastante leite, o que considero uma dádiva! Pretendo amamentá-la ainda por um bom tempo, pois assim fico segura quanto a seu bom sistema imunológico.
Noa nasceu em Campos, com 2,460kg e 48cm, muito grande pra um bebê de 33 semanas e isso ajudou na sua recuperação.
Ela ficou 18 dias internada na excelente UTI Neonatal Nicola Albano e os médicos acreditam que suas complicações se deram principalmente graças ao fato de eu ter ficado quase 24h com a bolsa rota, esperando a remoção da Unimed (pretendo processá-los e depois falo mais sobre esta episódio).
Ela teve pneumonia, 1 convulsão, hipertensão pulmonar, hemorragia estomacal e fez uma transfusão de sangue por causa de uma animia.
Mas os médicos da UTI foram tão maravilhosos, que nos davam forças e esperança todas as vezes em que falamos com eles.
Nós nos mudamos pra casa de mamãe em Campos por conta dos acontecimentos e Lia teve que sair da escola. Mamãe montou toda uma estrutura para nos receber e a família nos apoiou imensamente! Seremos eternamente gratos!
A primeira vez que vi minha filha, foi 2 dias após o seu nascimento, quando tive alta do hospital. Até então, Yori estava a visitando 2 veses por dia.
Nossa! Foi um choque ver o meu bebezinho entubado, sem roupa, cheio de agulhas, comos olhos vendados... nenhuma mãe está preparada pra essa primeira visão!
Mas aí vem os médicos pra te explicar detalhes, você começa a ter coragem de olhar em volta e vê aqueles guerreiros de 600, 800g chorando, lutando pra sobreviver... e vai ficando forte. A cada dia uma vitória, um remédio a menos, um infecção vencida, um tubo que sai, um olhinho que abre, um leite que começa a beber, e a pegamos no colo... ah! que momento! E a amamentei...e ela veio pra casa!
A coisa mais maravilhosa foi ouvir da neonatologista da UTI que a Noa saía do hospital como se tivesse nascido naquele dia, saudável, sem sequelas,zerada! Nossa! Que alívio! Não podíamos ouvir coisa mais linda na sua saída!
Ainda assim, era indicado um acompanhamento multidisciplinar até mais ou menos os 2 anos, para afastar toda e qualquer possibilidade de sequela.
Cardiologista, otorrino, oftalmologista, neuropediatra e fisioterapia dos 3 meses até andar.
Olha, vou confessar que é uma rotina bem cansativa, principalmente no começo, e me pego algumas vezes pensando se tudo isso é mesmo necessário, se não seria melhor deixá-la desenvolver-se noseu próprio ritmo...
Mas quando vejo o quanto a minha filha é saudável, tranquila e esperta, vejo que estamos tendo uma boa conduta.
Em setembro voltamos pra Búzios, Lia pra escola e, apesar de dias de um imenso cansaço, a nossa rotina é bem tranquila. E fico muito feliz ao constatar que tenho 2 filhas saudáveis e lindas. A Noa, desde que chegou do hospital, nunca teve NADA, nem nariz entupido. Para vocês terem uma idéia, eu nunca liguei pra pediatra pra falar nada dela! Um sonho! Que continue sempre assim, pelo menos uns bons anos!
O tempo está voando e daqui a pouco tudo isso será parte do nosso passado de luta e vitória!
Somos felizes por ter a nossa linda Noa completando a nossa família e podemos ver que ela será uma sapequinha e aprenderá muitas levadices com a Lia!
Vou postar a seguir umas fotos da Noa na UTI, pra quem tiver coragem de ver a batalha vencida!
Boa semana pra todos!

Um comentário:

  1. Querida, fiquei tão feliz com a notícia e encantada com as fotos que liguei prá mamãe e passei o endereço do blog, prá ela ver no computador de Júnior. Bjs. Tia Angela

    ResponderExcluir